Vídeo: Sistema de guerra eletrônica salva tanque Ucraniano de ser destruído por Drone FPV

T-72. Foto: WikimediaT-72. Foto: Wikimedia

O sistema de guerra eletrônica da Ucrânia demonstrou sua eficácia ao salvar um tanque da 63ª Brigada Mecanizada Separada de um ataque com drone FPV (First Person View). O momento foi capturado em vídeo e divulgado pela assessoria de imprensa da brigada.

+ Clique aqui para ver o vídeo

O tanque, identificado como possivelmente um T-72, operava em uma área densamente arborizada. Durante as operações, um quadricóptero ucraniano registrou a tentativa de ataque por parte de um drone FPV russo.

No vídeo, é possível observar o drone russo se aproximando rapidamente do tanque ucraniano. No entanto, ao chegar perto do alvo, o drone perdeu o contato com seu painel de controle, caiu no chão e detonou a uma distância segura do veículo blindado.

Vídeo: Sistema de guerra eletrônica salva tanque Ucraniano de ser destruído por Drone FPV. Foto: Telegram @ombr_63

Guerra eletrônica como defesa

Embora a brigada não tenha especificado o tipo de sistema de guerra eletrônica usado, acredita-se que seja um sistema integrado diretamente ao tanque. Esses sistemas são projetados para interferir nas comunicações e no controle remoto de drones, neutralizando ameaças antes que causem danos.

Desde janeiro de 2024, o Ministério da Defesa da Ucrânia tem investido significativamente em tecnologia de guerra eletrônica. A Agência de Compras de Defesa já assinou contratos no valor de mais de 6 bilhões de hryvnias ucranianas (UAH), garantindo o fornecimento de mais de 11.000 unidades de equipamentos de guerra eletrônica.

Transferência de equipamentos para as forças armadas

Atualmente, grande parte desses sistemas já foi entregue às Forças Armadas da Ucrânia. Apenas entre setembro e outubro de 2024, foram contratados milhares de equipamentos no valor de mais de 1 bilhão de hryvnias, reforçando as capacidades defensivas do país.

O incidente reflete como os investimentos em tecnologia de guerra eletrônica estão ajudando a Ucrânia a mitigar os impactos de ataques aéreos não tripulados, uma das principais ameaças no atual cenário de guerra.

Fotos e vídeo: Telegram @ombr_63. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top